terça-feira, 6 de março de 2012

Lançamento do livro: "A Nuvem que queria chover onde era preciso." - 29-02-12

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos apresenta o lançamento da obra literária “A nuvem que queria chover onde era preciso”.

“A nuvem que queria chover onde era preciso” é uma história, de Lília Mata, escritora e jornalista da RDP, que fala dos sonhos e da vontade de acertar na realização de trabalhos em favor dos outros. Fala também da amizade e da alegria de termos alguém que nos compreende. Destinada ao público infantil consegue igualmente enternecer jovens e adultos, com a sua beleza e a sensibilidade da sua mensagem.

O projeto surgiu através do texto da história “A nuvem que queria chover onde era preciso” elaborado pela jornalista Lília Mata. Quando, em 2007, colaborou com o Festival da Canção Infantil da Madeira, com a sua versão da história da lebre e a tartaruga, deu a ler esta história ao então Coordenador da Equipa de Animação do GCEA, Francisco Caldeira. Ele gostou muito e visualizou-a com uma ilustração original a reforçar o seu excelente conteúdo. A Lília concordou com a ideia e ele pediu à Sofia Caldeira, sua filha, que estudava Artes no Ensino secundário, na Escola Jaime Moniz, para estudar a hipótese de criar a ilustração. A Sofia dedicou-se e traçou os desenhos e as pinturas que dão colorido à história. Depois na Equipa de Animação a Lina Gois orientou a adaptação para texto dramático e a Cristina Moreira imaginou e concebeu as marionetas com a colaboração dos demais colegas. A enriquecer tudo isto foi convidado o José António Magalhães para criar a banda sonora com músicas originais.

O resultado final é aquele que agora, passados vários anos, vem ao conhecimento do público com esta edição de “A nuvem que queria chover onde era preciso” e que serve também para assinalar os vinte e cinco anos da Equipa de Animação do GCEA. Pretende ser o primeiro livro de uma coleção com histórias já trabalhadas pela Equipa de Animação.

Um papel muito importante neste projeto é aquele que foi assumido pelo Centro Multimédia da DRE, através da técnica de audiovisuais Marina Ornelas, criando um Vídeo da história que reflete uma dedicação e criatividade assinaláveis.

Na gravação das vozes das personagens, destaca-se a participação do Filipe Gouveia, um jovem talentoso que tem integrado o grupo de teatro do GCEA, no papel do menino João, e a do Diogo Garcia na interpretação da canção final da história, dando um brilho especial com a sua forma de cantar.

Esta edição não seria possível sem a intervenção da Associação de Amigos do GCEA que tem acompanhado todas as etapas deste projeto. Estando também como suporte do concurso que é parte integrante desta publicação, concurso nº 02/2012, autorizado pela Direção Regional do Turismo, que habilita a diversos prémios (1 PSP – Play Station, 1 máquina fotográfica digital, 1 bicicleta e DVD’S e CD’S editados pela Associação de Amigos do GCEA). O sorteio dos prémios será já no próximo dia 2 de Abril, sendo a participação possível através do site do GCEA, perante a introdução do número impresso em cada livro, até ao dia 24 de Março de 2012.

O projeto pretende levar as crianças das escolas do primeiro ciclo a trabalharem a aceitação das diferenças e a aprenderem a traçar objetivos, de acordo com os seus valores, no sentido de ajudarem os outros.

Tem também como objetivo levar as crianças interessadas a participar nos diversos passatempos, após lançarem um olhar atento às nuvens e às coisas que as cercam.

* Perspetivas do projeto no âmbito da educação para a "ciência do dia-a-dia" e educação para o ambiente. Ou tem apenas o caráter de animação lúdica?

A função lúdica é muito importante. Desejamos que as crianças ao ler ou ao ver esta história possam divertir-se e emocionar-se. Contudo, através do seu envolvimento nas várias propostas dos passatempos e no conteúdo do livro apela-se a uma aprendizagem significativa quanto ao respeito pelos interesses dos outros e do papel das nuvens na vida de plantas e animais.



Sem comentários:

Enviar um comentário